A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO DIA A DIA DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA

Autores

  • Lucas César Costa Ferreira Autor
  • Leonardo Seixlack Silva Autor

Palavras-chave:

generative artificial intelligence, Public Prosecutor’s Office, generative tools

Resumo

O artigo discute o uso de ferramentas de inteligência artificial gerativa no dia a dia das Promotorias de Justiça. Os autores apresentam exemplos de ferramentas gerativas, como o ChatGPT, o Tactiq, o Whisper e o Bing, que podem auxiliar em tarefas rotineiras, como a degravação, a sumarização, a adaptação e a geração de textos jurídicos. A inteligência artificial é uma realidade no Ministério Público brasileiro e pode trazer benefícios para seus membros, servidores e estagiários.

Biografia do Autor

  • Lucas César Costa Ferreira

    Mestre em Direito e Políticas Públicas na Universidade Federal de Goiás (2019). Pós-graduado no curso “Ordem Jurídica e Ministério Público” pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário em Brasília. Promotor de Justiça em Goiás. Coordenador do Centro de Apoio da Área do Patrimônio Público e Terceiro Setor

  • Leonardo Seixlack Silva

    Possui graduação em Direito pela Universidade de Uberaba (2007) e mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Direito e Políticas Públicas da Universidade Federal de Goiás (2020). É promotor de justiça de entrância inicial do Ministério Público do Estado de Goiás e integra o Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA) dessa mesma Instituição.

Downloads

Publicado

2024-12-13